Localizada na Costa Verde, litoral ao sul do estado do Rio, Paraty é uma joia do estilo colonial. Cidade patrimônio histórico e cultural do Brasil, é chamada de “Veneza brasileira”, porque estando quase ao nível do mar, no período de junho a agosto a maré sobe e inunda as ruas do Centro Histórico.
Se chamam atenção as ruas com as pedras “pés-de-moleque” do Centro, calçamento feito por escravos jovens (os moleques), por onde é proibido o tráfego de carros, o casario colonial preservado, muitos transformados em hotéis, restaurantes, lojinhas de artesanato e centros culturais é outra atração que faz o visitante viajar no tempo.
Mas Paraty é muito mais. Famosa por seus alambiques que remontam ao Brasil Colônia, é ainda hoje uma das principais produtoras de cachaça do país. A cidade mantém em seu calendário oficial o Festival da Cachaça. Aliás, são muitos os eventos anuais ligados a cultura como a Flip – Feira Literária Internacional de Paraty, arte, gastronomia e religião.
Se seus interesses são outros, Paraty tem também muitas praias, cachoeiras e trilhas. É destino para os amantes do Ecoturimo e o Turismo de Aventura. Sua localização entre a serra e o mar é propícia a atividades como o rafting, a observação de aves, o mergulho, o mountain bike.
Para hospedar os turistas há hotéis, pousadas, hostels, imóveis por temporada e campings.
Lembrando que antes de pegar a estrada, em tempos de pandemia de Covid-19, é recomendável checar a programação da cidade, hospedagens e demais passeios.