Campos dos Goytacazes: uma joia no norte fluminense

Distante da capital do Rio de Janeiro cerca de 286 quilômetros, Campos dos Goytacazes, ou simplesmente Campos, é mais conhecido no país por sua bacia petrolífera e seu potencial para produção de energia eólica. Mas o município, o maior do interior do estado, faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, criado pelo Ministério do Turismo, e oferece ao visitante parques estaduais, praia, lagoas, cachoeiras, além dos prédios históricos de rica arquitetura.

Passeando pela sua história, ali viveram os índios goitacás e já foi área de grandes plantações de cana-de-açúcar, uma das maiores riquezas do Brasil. Pela cidade passa o rio Paraíba do Sul, que se estende também pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Entre as várias belezas naturais de Campos encontramos a Pedra do Itaoca, maciço que proporciona a realização de esportes de aventura como ciclismo, asa delta ou parapente. Inclusive, desde 2019 a cidade é reconhecida como a capital nacional do Voo Livre. O município abriga ainda muitas trilhas que levam a cachoeiras, observação de pássaros e paisagens de natureza exuberante.

Praças e jardins se espalham por Campos. Um dos destaques é a praça do Santíssimo Salvador, em frente à Catedral de mesmo nome. A praça é anterior a construção da catedral, que foi erguida no início do século XX, em estilo neoclássico, tendo na fachada um vão coberto e sustentando por quatro colunas.

Outro passeio que vale a pena, é caminhar pela cidade desfrutando do clima tropical e observando muito do passado nos seus casarios.

Mais informações:  https://revele.campos.rj.gov.br/

Fonte: https://revele.campos.rj.gov.br/

Rolar para cima