É assim que o município de Porciúncula, distante cerca de 345 km da capital do Rio de Janeiro, no noroeste fluminense, é conhecido: Paraíso do Voo Livre. Por suas condições climáticas e geográficas favoráveis, a cidade possui uma estrutura com três rampas e uma visão privilegiada dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Rampas que possibilitam decolagens tanto de asa delta como de parapente. Ideal para os amantes do turismo de aventura e dos esportes radicais.
Banhado pelo Rio Carangola, afluente do Rio Paraíba do Sul, o município de pouco mais de 18 mil habitantes, tem outras atrações como a Cachoeirinha e a Cachoeira Bosque da Elefantina. Essa última localizada num dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Pedra da Elefantina com 992 m de altura e cerca de 3 milhões de metros quadrados, o segundo maior maciço de granito do mundo. No entorno é possível fazer trilhas e escaladas.
Os visitantes também podem conhecer prédios que contam muita da trajetória da outrora Santo Antônio de Carangola batizada de Porciúncula em 1947. Como a Igreja Matriz de Santo Antônio, de estilo eclético e tendo no seu interior pinturas do artista português Funchal. Ou a antiga Estação Ferroviária da Leopoldina transformada em Centro Cultural de Porciúncula, reunindo acervo sobre a história do município.
Fonte: https://porciuncula.rj.gov.br
https://turismorj.com/
Fotos: Setur RJ