Paraty retoma os eventos presenciais

A Secretaria de Turismo de Paraty, junto ao Paraty Convention & Visitors Bureau, preparou uma programação especial para a cidade. Começando por maio, de 20 a 22, está de volta, depois de dois anos de pandemia, o Bourbon Festival Paraty, um dos festivais de música mais importantes do país, que reúne grandes nomes do jazz, blues, R&B e soul do Brasil e do mundo. Serão três dias com apresentações gratuitas pelo centro histórico e a participação especial do guitarrista John Pizzarelli, com seu swing-jazz de Nova Iorque, além da voz e do violão de João Bosco. 

Nesta retomada, fazem parte do calendário os eventos esportivos. Para os amantes de corrida, no dia 22 de maio acontece a Meia Maratona de Paraty com corrida e caminhada de 3 a 21 km. Também está de volta a festa religiosa mais famosa de Paraty, a Festa do Divino Espírito Santo, uma manifestação de origem portuguesa que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e sempre acontece 50 dias depois da Páscoa. O ritual é comemorado em diversos locais do país, desde a época da colonização, e, em Paraty, a comemoração virou Patrimônio Cultural Brasileiro, decretado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e nesse ano contará com a participação do cantor Toni Garrido.

Em junho, tem mais música no 1ª Paraty Jazz & Blues Festival. O objetivo é unir a nova e velha geração com esse mix de ritmos com talentos nacionais e internacionais. Já em julho, é a vez de mexer o corpo com o 15° Festival de Dança, que reúne bailarinos, diretores artísticos e coreógrafos de todo o Brasil para um intercâmbio de movimentos corporais na cidade.

Seguindo a sua tradição, no mês de agosto acontece a 40ª Festa da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, com diversas atrações, incluindo degustação de alambiques locais, gastronomia, palestras, workshops, shows e muita música.

No segundo semestre, de 23 a 27 de novembro, acontece a 20ª Feira Internacional de Literatura de Paraty, a famosa FLIP, que em 2022, além de comemorar os seus 20 anos, vai celebrar também os 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e também os 200 anos da Independência do Brasil.

Para ficar por dentro do que acontece na cidade, acesse o www.paratyhoje.com.br, canal oficial de atualizações sobre eventos, condições das praias, estradas e previsão do tempo em Paraty.

Fonte: Divulgação Paraty Convention & Visitors Bureau