Na culinária popular do Rio de Janeiro existem alguns pratos que são comuns aos cardápios dos restaurantes e bares da cidade. Muitos têm influência europeia adaptados ao gosto local.

Como o Picadinho de Carne, de origem portuguesa, servido acompanhado de ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos. Também o Caldo Verde, sopa feita à base de batata cozida, couve picada e pedaços de linguiça portuguesa.
Tradicional entre os cariocas é o Filé à Oswaldo Aranha, homenagem a um diplomata e político brasileiro, que não dispensava um filé coberto com alho frito, acompanhado de arroz, farofa e batata portuguesa. Entre os aperitivos, a Sardinha Frita é pedido certo nos bares. Descamada, pincelada de gema de ovo e empanada com farinha de milho é frita e servida em porções.

Numa cidade à beira-mar nada como a Sopa Leão Veloso, servida com peixe, camarões, mexilhão, lula e siri, adaptação de um prato da culinária francesa feita pelo embaixador do Brasil na França nos anos 1920, Paulo Leão Veloso.
Presente em todos os bares e restaurantes, em qualquer bairro da capital, está a Feijoada preparada com feijão preto, temperada com pedaços de carne de porco, acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada, rodelas de laranja e da caipirinha, bebida que mistura cachaça, limão e açúcar.

Não menos típico e vendido como lanche por ambulantes nas praias, é o biscoito de polvilho, o Biscoito Globo, com Mate gelado. Os vendedores desses dois produtos receberam o título de Patrimônio Cultural Carioca.
Mais informações: http://visit.rio/