Uaná Etê: um jardim ecológico, um paraíso eco cultural

Seus mais de 26 jardins e instalações refletem sobre a importância da natureza e da música presente nela. Localizado em Sacra Família, distrito florestal de Engenheiro Paulo de Frontin, ele recebe visitantes de todo o Brasil e exterior.

O que fazer

Uaná Etê disponibilizou um pequeno e-book de sugestões de atividades para fazer com família, amigos, ou seu cãozinho e passar um dia com o sol na pele, o vento nos cabelos, o pé no chão.

Ainda estamos saindo com muita cautela de um grande período de isolamento, então, nada como um dia em um jardim, ao ar livre, com muito espaço. Encher os pulmões de vida, ar puro e beleza, enquanto visita jardins e bosques. Deitar em um dos cinco gramados e fazer um piquenique, saindo depois da hora rosa (entardecer):  esse é o programa eco cultural 2020 em Uaná Etê!

Sem esquecer claro, na hora rosa, um brinde com espumante rosé à sua saúde e ao espetacular fenômeno do pôr do sol no Vale do Café, nossa aurora boreal dos trópicos.  

Jardins em destaque

O Labirinto da Música, primeiro labirinto dedicado à música no mundo, um projeto de Maritza Orleans e Bragança; a Asa Liberdade Natural, no Mirante da Águia de 635 metros de altitude;  o Jardim de Crochês no Bosque dos Sonhos, com árvores vestidas por crocheteiras do Vale do Café; o Bosque de Sinos, com sinos de várias partes do mundo; a Árvore das Infinitas Possibilidades, que atrai visitantes de todo o Brasil por seus inúmeros desejos realizados (dizem que um Anjo mora na árvore e leva os pedidos à Deus diretamente); o Jardim dos Cristais com peças lindas que destacam a natureza musical dos minerais responsáveis por frequências exatas dos relógios de quartzo aos celulares (silicio); o Orquidário Lenine que tem ele mesmo como patrono; o Cactário Wilson das Neves (doação da família Wilson das Neves); as Okas no barranco feitas para ouvir o silêncio; o Oásis do Lagarto com um corredor de água para ouvir o som da chuva; as Teias entre as árvores para apreciar o murmúrio das folhas; o Redário e muito mais.

Gastronomia e experiências estendidas com pernoite na natureza

Se não quiser fazer produção de piquenique, reserve uma mesa no bistrô chefiado pelo Chef César DaCost. não deixe de experimentar o chá de esmeralda, cafés especiais, a torta Floresta Atlântica ou compre um sanduíche embalado ecologicamente com toda segurança.

Para uma experiência estendida de visitação, experimente os pernoites na natureza. Do gramado planetário você verá as constelações, quem sabe, estrelas cadentes, e poderá dormir com cristais, aguaís, sons curativos, plantas selecionadas pela Nasa, aromas e mais.

Dicas

Prepare-se para o melhor exercício para a saúde: caminhar, gerar endorfinas e se alegrar. O jardim é grande e sobe em uma espiral ascendente entre um Vale e um Monte. Traga um chapéu, pegue o sol nas mãos entre 10h e 11h.  Repelentes de insetos também são recomendáveis. Sim, vista sapatos confortáveis e traga sua alegria como um presente para o Universo! São 135 mil metros de terreno, quase 10 km de caminhos, entre idas e vindas.

Procure caminhar também sob as árvores. A saúde pública japonesa prescreve desde 1992, banhos de floresta. Vinte minutos por semana regularizam pressão, níveis de colesterol e açúcar no sangue e muito mais. Os EUA têm o programa “Healthy Parks, Healthy People” indexando pesquisas científicas à saúde ao se frequentar jardins e parques com regularidade.

Locais ao ar livre foram classificados por inúmeras pesquisas científicas como os mais seguros em termos de não propagação da COVID 19.  Todas as construções de Uaná Etê são de materiais reciclados e aproveitados. O bistrô trabalha com os quintais e fazendas regionais para uma alimentação orgânica, desde ovos sem hormônios a verduras, legumes e frutas sem agrotóxicos. 

Mas a esta altura você deve estar se perguntando o que quer dizer Uaná Etê? É multidão de vagalumes na língua geral indígena. O nome é inspiração do que acontece no Vale da Floresta Atlântica, em dias quentes de primavera ou verão.  Quando anoitece, nas beiras da floresta, milhares de vagalumes começam a piscar em uma dança feérica e provam que pode sim, haver luz na Terra.  

Este é Uaná Etê. É mais do que um jardim. É seu paraíso eco cultural. Uma experiência única, de vida e amor, no coração do Vale do Café.

Para saber mais sobre as normas do lugar, o valor do ingresso e promoções para famílias e moradores de destinos vizinhos a Uaná Etê no site:  www.uanaete.com

Divulgação Uaná Etê

Rolar para cima