Carinhosamente chamada de Ilha dos Amores ou Pérola da Guanabara, a Ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro, habitado por pouco mais de quatro mil e 600 pessoas. Para chegar lá é preciso pegar a barca saindo da Praça VX, no Centro da cidade, que leva cerca de 70 minutos para completar a travessia.
Com seu casario centenário, suas ruas de terra, seu clima bucólico, a ilha é um bairro diferente, ideal para desfrutar com a família e os amigos. O transporte local é feito por carrinhos elétricos, bicicletas, triciclos e os chamados ecotaxis. Há também pedalinhos, canoas e caiaques. A ilha pode ser percorrida a pé, pois são apenas 1,2 quilômetro quadrado de área e 8 quilômetros de perímetro em formato de oito.
Entre os atrativos de Paquetá, muitas praias de mar calmo, 12 ao todo, como a Praia da Covanca, Praia dos Coqueiros, Praia de São Roque, Praia da Moreninha, Praia das Gaivotas. Parques, praças e mirantes convidam aos passeios ao ar livre. A ilha tem uma história secular que pode ser conhecida na Casa de Artes e em outros eventos (não esquecendo que é preciso checar sempre a programação em tempo de pandemia de Covid-19).
Lugares para comer não faltam. São bares, restaurantes, cantinas, quiosques, padarias, pizzarias. A ilha pode ser um passeio de dia inteiro ou se o visitante quiser passar mais tempo, pode escolher entre os vários hotéis ou pousadas.
Mais informações: https://ilhadepaqueta.com.br/
Fonte: http://visit.rio/