Localizado ao lado do Convento de Santo Antônio, uma construção de mais de 400 anos, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, o Museu Sacro Franciscano de São Francisco da Penitência tem em exposição belos santos franciscanos, livros (são cerca de 5 mil) e obras de arte da Igreja. Em seu gênero, é o mais antigo e completo do Brasil.
Composto por várias dependências como a Sala dos Andores, Galeria de Imagens, Capelas, Antessacristia, Sacristia, Salão de Retratos, Pátio Interno, Cemitério antigo das Catacumbas, entre outras, o museu foi criado em 1932 e inaugurado no ano seguinte.
A grande atração é a Capela Dourada, considerada a “Joia do Barroco Brasileiro”, tendo como característica ser “forrada de ouro”, idêntica as construídas em Portugal na mesma época, no século XVIII. Além das imagens de santos que a adornam, a decoração da igreja é completada pela pintura em estilo ilusionista barroco, do teto de madeira, retratando a Glorificação de São Francisco.
O museu está aberto à visitação paga as terças, das 9h às 15h e sextas-feiras, das 9h às 12h. Visitas guiadas precisam ser agendadas e tem um número mínimo de pessoas.
Mais informações: https://saofranciscodapenitencia.org.br
Fonte: Museu Sacro Franciscano
Fotos: Riotur