Localizada na região do Vale do Café, cerca de três horas de carro da capital do estado do Rio, Valença, de Princesinha do Café se transformou em Princesinha da Serra. Sua área abrange seis distritos: Barão de Juparanã (a “Cidade dos Barões), Santa Isabel do Rio Preto, Pentagna, Parapeúna e Conservatória (a “Cidade das Serestas”).
Por ter vivido o apogeu do Ciclo do Café, a cidade guarda intacta várias propriedades de arquitetura colonial. São casarios, igrejas, parques, jardins e fazendas que contam um pouco do passado da região. Entre os principais pontos turísticos de Valença, está o Morro do Cruzeiro, parecido com o Pão de Açúcar do Rio, e que possui 800 m de altura. No seu topo há um cruzeiro, datado de 1803, época em que foi celebrada a primeira missa no local, e de onde se tem uma bela vista da cidade.
Nos seus distritos há atrações como as encontradas em Conservatória, “a Cidade das Serestas”, conhecida assim por reunir seresteiros nos finais de semana. Movida a música, a cidade foi recebendo plaquinhas de metal nas esquinas, que ganhou nomes de canções e dos respectivos autores. Também em Conservatória há uma antiga estação ferroviária com uma conservada locomotiva (chamadas de “Maria Fumaça” até os anos 1960). Já no distrito de Barão de Juparanã, a “Cidade dos Barões”, alusão aos barões do café, é possível conhecer a primeira ponte rodoferroviária do Brasil, construído sobre o Rio Paraíba do Sul.
Mas Valença não é só história, tem ainda belezas naturais como o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, uma unidade de conservação bem monitorada, com alojamentos, espaço para camping, banheiros, churrasqueira e doze trilhas. Caminhadas, escaladas e canoagem são atrativos do lugar.
Fontes: www.portalvalencarj.com.br