Depois de revitalizada, a região portuária – Praça Mauá e Boulevard Olímpico- virou um roteiro histórico e cultural, com atrações para toda família. Com acesso fácil, via VLT, é possível visitar o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio- MAR, o AcquaRio, andar na roda-gigante Rio Star ou simplesmente caminhar e pedalar ao longo de uma área de quase 4 quilômetros de extensão, admirando a maior pintura em mural do mundo, a obra de Eduardo Kobra.
O Museu do Amanhã, na Praça Mauá, além da sua arquitetura fantástica, num edifício que parece flutuar sobre o mar, como um barco, é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.
Quase em frente, está o Museu de Arte do Rio – MAR, localizado em dois prédios de perfis heterogêneos interligados por uma ponte sob uma bela laje sustentada por pilotis: o palacete Dom João VI, tombado e eclético, que abriga as salas de exposição e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O museu promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais.
Mais adiante, encontramos o Acqua Rio, o maior aquário marinho da América do Sul. Com cinco mil animais em 28 tanques. O visitante faz uma verdadeira viagem ao fundo do mar entre peixes, tubarões, moreias e raias. Bem ao lado, para fechar o dia se todos ainda tiverem fôlego, está a RioStar, a roda-gigante de 88 metros de altura, de onde se vê pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Relógio da Central do Brasil, a Baia de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, a Cidade do Samba, o Museu do Amanhã.
Fontes: https://museudoamanha.org.br/
https://www.aquariomarinhodorio.com.br/
http://museudeartedorio.org.br/
Fotos: Divulgação Riotur