“Suíça brasileira” faz 200 anos

Há cerca de duas horas de carro da capital chegamos a Nova Friburgo, cidade serrana do Rio, que desde 2017 ganhou oficialmente o título de “Suíça brasileira”.

Segundo historiadores, em torno de 260 famílias suíças, oriundas do cantão de Fribourg (razão do nome do município) foram as colonizadoras do local. Atraídas por D. João VI, Imperador do Brasil, vieram para povoar a serra. Imigração que está comemorando 200 anos.

No final dos anos 1970 houve uma reaproximação com o país europeu, surgindo a Association Fribourg-Nova Friburgo (AFNF) na Suíça e sua parceira brasileira, a Associação Nova Friburgo-Fribourg (ANFF). Juntas incentivaram o intercâmbio, a cooperação entre os países e o estímulo às tradições.

Na estrada Teresópolis-Friburgo, na altura do quilômetro 18, avistamos a Casa Suíça, uma das principais atrações pela arquitetura típica e por abrigar um verdadeiro complexo turístico. Já na parte externa, uma estátua de Guilherme Tell, o maior herói suíço.

No interior, além de um centro cultural com auditório, biblioteca com exemplares da literatura suíça, galerias de arte, sala com mostra da Guarda Suíça do Vaticano, butique com souvenires, a cervejaria artesanal Alpendorf (uma das muitas marcas locais), há também o Memorial da Colonização, a Queijaria Escola e a Chocolataria.

No Memorial, uma exposição permanente apresenta a vida dos colonizadores com riqueza de detalhes e documentos. Um sistema multimídia permite acesso histórico aos primeiros imigrantes e o país europeu como é hoje. Na Queijaria Escola e na Chocolataria são difundidas a arte suíça de fazer queijo e chocolate ao leite.

Percorrendo a cidade vemos a influência da imigração. Na região conhecida como Amparo, encontramos o Auberge Suisse, pousada e restaurante fundado por um casal de suíços, que mantém o clima da terra natal no ambiente temático e na gastronomia. No centro, na Praça do Suspiro, a atenção se volta para o teleférico. São dois estágios. No primeiro, boliche, playground infantil, restaurante e mirante. No segundo, o alto do Morro da Cruz, com mais de mil e 300 metros.

Nova Friburgo ainda revela ao visitante muitos pontos turísticos, um clima bucólico e a natureza exuberante de lugares como Lumiar e São Pedro da Serra.

Mais informações:
www.descubranovafriburgo.com.br
www.facebook.com/CasaSuicaNF/

Rolar para cima